Tutorial | Caligrafia
Uma das ferramentas disponíveis no Inkscape é a ferramenta de Caligrafia. Este tutorial ajudará a se familiarizar com o funcionamento desta ferramenta, bem como demonstrar algumas técnicas básicas da arte da Caligrafia.
Use Ctrl+arrows, mouse wheel, or middle button drag to scroll the page down. For basics of object creation, selection, and transformation, see the Basic tutorial in Help⇒Tutorials.
História e Estilos
Consultando a definição do dicionário, caligrafia significa "escrita bonita" ou "escrita atraente ou elegante". Essencialmente, a caligrafia é a arte de fazer escrita manual de uma maneira bonita ou elegante. Pode parecer intimidador, mas com um pouco de prática, qualquer um pode dominar o básico desta arte.
As primeiras formas de caligrafia remontam às pinturas rupestres nas cavernas. Até aproximadamente 1440 d.C., e antes do surgimento da prensa de impressão, a caligrafia era o meio de fabricação de livros e outras publicações. Um escrivão tinha que escrever manualmente cada uma das cópias de cada livro ou publicação. A escrita manual era realizada com uma pena mergulhada em tinta sobre materiais tais como pergaminho ou couro. Os estilos de letra usados através dos tempos incluem o Rústico, Carolíngio, Letra Gótica, etc. Talvez o uso mais comum da caligrafia hoje em dia seja nos convites de casamento.
Existem três estilos principais de caligrafia:
Ocidental ou Romana
Arábica
Chinesa ou Oriental
Este tutorial concentra-se principalmente na caligrafia Ocidental, enquanto que para os outros dois estilos é necessário o uso de um pincel (em vez de uma caneta-tinteiro), o que não é como a ferramenta Caligrafia do Inkscape funciona atualmente.
One great advantage that we have over the scribes of the past is the Undo command: If you make a mistake, the entire page is not ruined. Inkscape's Calligraphy tool also enables some techniques which would not be possible with a traditional pen-and-ink.
Dispositivos de entrada
Obtêm-se melhores resultados ao usar uma mesa digitalizadora (por exemplo da marca Wacom). Graças à flexibilidade da ferramenta de Caligrafia, mesmo quem dispõe apenas de um rato é capaz de fazer alguns traços caligráficos bastante intrincados, embora se depare com alguma dificuldade ao produzir traços amplos rápidos.
O Inkscape é capaz de utilizar a sensibilidade à pressão e a sensibilidade à inclinação de uma mesa digitalizadora que suporte estas características. As funções de sensibilidade estão desativadas por padrão porque elas têm de ser configuradas para cada mesa digitalizadora. Além disso, deve ter-se em conta que o desenho de caligrafia com uma pena ou caneta-tinteiro também não são muito sensíveis a pressão, ao contrário de um pincel.
If you have a tablet and would like to utilize the sensitivity features, you will need to configure your device. This configuration will only need to be performed once and the settings are saved. To enable this support you must have the tablet plugged in prior to starting Inkscape and then proceed to open the Input Devices... dialog through the Edit menu. With this dialog open you can choose the preferred device and settings for your tablet pen. Lastly, after choosing those settings, switch to the Calligraphy tool and toggle the toolbar buttons for pressure and tilt. From now on, Inkscape will remember those settings on startup.
A ferramenta de caligrafia do Inkscape pode ser sensível à velocidade do traço (ver o capítulo "Estreitamento" mais abaixo), mas se estiver a usar um rato provavelmente vai querer colocar este parâmetro a zero.
Opções da Ferramenta de Caligrafia
Switch to the Calligraphy tool by pressing Ctrl+F6, pressing the C key, or by clicking on its toolbar button. On the top toolbar, you will notice there are 8 options: Width & Thinning; Angle & Fixation; Caps; Tremor, Wiggle & Mass. There are also two buttons to toggle tablet Pressure and Tilt sensitivity on and off (for drawing tablets).
Largura e Estreitamento
Estas 2 opções controlam a largura da caneta. A largura pode variar de 1 a 100 e (por padrão) é medida em unidades relativas ao tamanho da janela de edição, independente da aproximação da vista. Isto faz sentido, porque a "unidade de medida" natural em caligrafia é o alcance do movimento da mão e é portanto conveniente ter a largura da ponta da caneta em constante proporção em relação ao tamanho da "área de desenho" e não em alguma unidade real a qual poderia depender da aproximação da vista. No entanto este comportamento é opcional, por forma a que este possa ser alterado para quem prefere unidades absolutas qualquer que seja a aproximação da vista. Para mudar para esta configuração, ative a opção "A largura é em unidades absolutas" nas Preferências da ferramenta Caligrafia (pode-se abri-la com clique duplo no botão da ferramenta).
Uma vez que a largura da caneta é alterada com frequência, pode-se ajustá-la sem ter que ir à barra Controlos da Ferramenta, usando as teclas seta esquerda e seta direita ou com uma mesa digitalizadora que suporte a função de sensibilidade à pressão. A melhor característica destas teclas é que elas funcionam enquanto se desenha, o que permite mudar a largura da caneta gradualmente no meio do traço:
largura=1 a crescer... atingindo 47 e a diminuir... para 0
A largura do traço da caneta pode também depender da velocidade, controlada pelo parâmetro Estreitamento. Este parâmetro pode ter valores entre -100 e 100; 0 significa que a largura é independente da velocidade, valores positivos fazem traços rápidos mais finos, valores negativos fazem traços rápidos mais amplos. O valor padrão de 10 significa finura moderada de traços rápidos. Aqui estão alguns exemplos, todos desenhados com largura=20 e ângulo=90:
estreitamento = 0 (largura uniforme)
estreitamento = 10
estreitamento = 40
thinning = −20
thinning = −60
Por diversão, configure tanto a Largura como o Estreitamento com o valor 100 (máximo) e desenhe com movimentos bruscos para obter formas estranhamente naturais, parecidas com neurónios:
Ângulo e Fixação
Depois da largura, o ângulo é o parâmetro mais importante da caligrafia. Consiste no ângulo da caneta em graus, que muda de 0 (horizontal) até 90 (vertical em sentido anti-horário) ou até -90 (vertical em sentido horário). Notar que ativando a sensibilidade à inclinação para a mesa digitalizadora, o parâmetro ângulo é desativado, sendo este determinado pela inclinação da caneta.
ângulo = 90 graus
ângulo = 30 (padrão)
ângulo = 0
angle = −90 deg
Cada estilo tradicional de caligrafia tem seu próprio ângulo prevalecente da caneta. Por exemplo, a caligrafia Uncial usa um ângulo de 25 graus. As caligrafias mais complexas e os calígrafos mais experientes variam com frequência o ângulo enquanto desenham. O Inkscape torna isto possível pressionando as teclas seta para cima e seta para baixo ou com uma mesa digitalizadora que suporte o recurso de sensibilidade à inclinação. Para iniciados em caligrafia, é aconselhável manter o ângulo constante pois funcionará melhor. Seguem-se alguns exemplos de traços desenhados com diferentes ângulos (com fixação = 100):
ângulo = 30
ângulo = 60
ângulo = 90
ângulo = 0
ângulo = 15
angle = −45
Como se pode observar, o traço é o mais fino possível quando é desenhado paralelo ao seu ângulo e mais grosso quando desenhado na perpendicular. Ângulos positivos são os mais naturais e tradicionais para caligrafia feita com a mão direita.
O nível de contraste entre o mais fino e o mais grosso é controlado pelo parâmetro fixação. O valor de 100 significa que o ângulo é sempre constante, como configurado no campo Ângulo. Diminuindo o valor da Fixação ,a caneta roda um pouco contra a direção do traço. Com fixação=0, a caneta roda livremente para ficar sempre perpendicular ao traço e o Ângulo não terá mais efeito:
ângulo = 30fixação = 100
ângulo = 30fixação = 80
ângulo = 30fixação = 0
Tipograficamente falando, fixação máxima, e por sua vez, contraste da largura do traço máximo (acima à esquerda) são as características de antigas fontes serifadas, tais como a Times ou Bodoni (porque estas fontes são historicamente uma imitação da caligrafia com caneta fixa). A fixação a zero e contraste da largura também a zero (acima à direita), por outro lado, sugere fontes sem serifas modernas como a Helvetica.
Tremido
Tremido tem como função dar um visual mais natural aos traços caligráficos. O Tremido é ajustável na barra Controlos da Ferramenta com valores que variam de 0 até 100. Isto afeta os traços produzindo coisas como uma leve irregularidade até manchas e marcas violentas. Isto expande significativamente a variedade criativa da ferramenta.
lento
médio
rápido
tremido = 0
tremido = 10
tremido = 30
tremido = 50
tremido = 70
tremido = 90
tremido = 20
tremido = 40
tremido = 60
tremido = 80
tremido = 100
Ondulado e Inércia
Ao contrário da largura e do ângulo, estes dois últimos parâmetros definem como a ferramenta "sente" em vez de afetar a sua saída visual. Por isso não haverá ilustrações nesta secção; em substituição, teste-os para ter uma ideia melhor como funciona.
Ondulado é a resistência do papel ao movimento da caneta. O valor padrão está no mínimo (0) e aumentar este parâmetro torna o papel "escorregadio": se a inércia é grande, a caneta tende a fugir em viragens bruscas; se a inércia for 0, um valor alto de Ondulado faz a caneta mover-se violentamente.
Em física, massa é o que causa inércia; quanto maior a inércia da ferramenta de caligrafia do Inkscape, maior a demora do traço que segue o cursor do rato e maior é a suavização das viragens bruscas do traço. Por padrão este valor é bastante pequeno (2), o suficiente para que a ferramenta seja rápida e sensível, mas pode-se aumentar a inércia para obter uma caneta mais lenta e suave.
Exemplos de Caligrafia
Agora que conhece as capacidades básicas da ferramenta, pode tentar criar alguma caligrafia. Se é novo nesta arte, adquira um bom livro de caligrafia e estude-o aplicando os conhecimentos no Inkscape. Esta secção mostra apenas alguns exemplos simples.
Antes de mais, para fazer letras é necessário criar um par de guias para servirem de orientação. Se quiser escrever uma caligrafia inclinada ou cursiva, acrescente também algumas guias inclinadas através das réguas, por exemplo:
Então aproxime a vista de modo que a altura entre as guias corresponda ao alcance mais natural do movimento da sua mão, ajuste a largura e o ângulo e estará pronto para começar!
Provavelmente a primeira coisa que pode fazer como um calígrafo iniciante é praticar os elementos básicos das letras — barras verticais e horizontais, traços redondos e barras inclinadas. Aqui estão alguns elementos das letras da caligrafia Uncial:
Várias dicas úteis:
If your hand is comfortable on the tablet, don't move it. Instead, scroll the canvas (Ctrl+arrow keys) with your left hand after finishing each letter.
If your last stroke is bad, just undo it (Ctrl+Z). However, if its shape is good but the position or size are slightly off, it's better to switch to Selector temporarily (Space) and nudge/scale/rotate it as needed (using mouse or keys), then press Space again to return to Calligraphy tool.
Após terminar uma palavra, mude para a ferramenta de Selecionar novamente para ajustar a uniformidade das barras e o espaçamento entre as letras. Porém não exagere. Uma boa caligrafia deve conservar um visual manuscrito um pouco irregular. Resista à tentação de copiar as letras e seus elementos, cada traço deve ser original.
E aqui estão alguns exemplos completos de letras:
Caligrafia Uncial
Caligrafia Carolíngia
Caligrafia Gótica
Caligrafia Bastarda
Caligrafia Itálica Floreada
Conclusão
A caligrafia não é apenas divertida, é uma arte profundamente espiritual que pode transformar a sua visão sobre tudo o que faz e vê. A ferramenta de caligrafia do Inkscape pode servir apenas como uma modesta introdução a esta arte. E ainda assim é muito agradável utilizá-la e pode ser útil na criação de desenhos profissionais. Divirta-se!
Bulia Byak; Jonathan Leighton; Josh Andler; Colin Marquardt; Kris De Gussem; Nicolas Dufour; Gellért Gyuris
Thiago Pimentel — 2006; Rui Cruz — 2016
Esteban Capella — 2019