Tutorial | Interpolar
Este tutorial explica como usar a extensão Interpolar do Inkscape
Introdução
A extensão Interpolar faz a interpolação linear entre 2 ou mais caminhos selecionados. Basicamente significa que "preenche os espaços" entre os caminhos e os transforma de acordo com o número de passos dados.
To use the Interpolate extension, select the paths that you wish to transform, and choose Extensions⇒Generate From Path⇒Interpolate from the menu.
Before invoking the extension, the objects that you are going to transform need to be paths. This is done by selecting the object and using Path⇒Object to Path or Shift+Ctrl+C. If your objects are not paths, the extension will do nothing.
Interpolação entre 2 caminhos idênticos
O uso mais simples da extensão Interpolar é para interpolar entre 2 caminhos que sejam idênticos. Quando a extensão é utilizada, resulta no espaço entre os 2 caminhos que é preenchido com duplicados dos caminhos originais. O número de passos define quantos destes caminhos duplicados serão criados.
Por exemplo, veja os seguintes 2 caminhos:
Agora, selecione os 2 caminhos e execute a extensão Interpolar com as configurações mostradas na seguinte imagem.
Expoente: 0.0Passos de Interpolação: 6Método de Interpolação: 2Duplicar caminhos finais: desativadoEstilo de interpolação: desativado
Como pode ser visto no resultado acima, o espaço entre os 2 caminhos de forma circular foi preenchido com 6 (o número de passos de interpolação) outros caminhos circulares. Note também que a extensão agrupa todas estas formas geométricas.
Interpolação entre 2 caminhos diferentes
Quando a interpolação é feita em 2 caminhos diferentes, o programa interpola a forma de um caminho para o outro. O que resulta numa sequência de caminhos de fusão entre ambos os caminhos iniciais, com a regularidade ainda definida pelo valor dos Passos de Interpolação.
Por exemplo, veja os seguintes 2 caminhos:
Agora selecione os 2 caminhos e execute a extensão Interpolar. O resultado deve ser algo como:
Expoente: 0.0Passos de Interpolação: 6Método de Interpolação: 2Duplicar caminhos finais: desativadoEstilo de interpolação: desativado
Como se pode ver pelo resultado acima, o espaço entre o caminho com a forma de círculo e a forma de triângulo foi preenchido com 6 caminhos que fazem a gradação entre uma forma e a outra.
Ao usar a extensão Interpolar em 2 caminhos diferentes, a posição do nó inicial de cada caminho é importante. Para encontrar o nó inicial de cada caminho, selecione o caminho, depois selecione a Ferramenta de Nó para que os nós sejam mostrados e pressione a tecla TAB. O primeiro nó destacado é o primeiro nó do caminho.
A imagem abaixo é idêntica ao exemplo anterior, exceto nos pontos de nós mostrados. O nó verde de cada caminho é o nó inicial.
O exemplo anterior (mostrado de novo em baixo) foi feito com estes nós como pontos iniciais.
Expoente: 0.0Passos de Interpolação: 6Método de Interpolação: 2Duplicar caminhos finais: desativadoEstilo de interpolação: desativado
Agora note a mudança no resultado da interpolação quando o caminho triangular é espelhado para que o nó inicial esteja numa posição diferente:
Método de Interpolação
Um dos parâmetros da extensão de Interpolação é o Método de Interpolação. Existem 2 métodos de interpolação implementados, que diferem no modo em que calculam as curvas de novas formas geométricas. As opções disponíveis são o Método de Interpolação 1 ou 2.
Nos exemplos acima, foi usado o Método de Interpolação 2 o que resulta em:
E com o Método de Interpolação 1 resulta em:
As diferenças entre estes dois métodos encontra-se no cálculo os números e está para além do âmbito deste tutorial, por isso experimente ambos e use aquele que fornecer o resultado mais próximo que pretende.
Expoente
O parâmetro expoente controla o espaçamento entre os passos da interpolação. Um expoente de 0 faz com que o espaçamento entre as cópias seja igual.
Aqui está o resultado de outro exemplo básico com expoente de 0.
Expoente: 0.0Passos de Interpolação: 6Método de Interpolação: 2Duplicar caminhos finais: desativadoEstilo de interpolação: desativado
O mesmo exemplo com o expoente de 1:
com um expoente de 2:
e com expoente de -1:
Quando lidar com expoentes na extensão de Interpolação, a ordem de seleção dos objetos é importante. No exemplo acima, o caminho em forma de estrela da esquerda foi selecionado primeiro e o caminho de forma hexagonal na direita foi selecionado depois.
Veja o resultado quando o caminho da direita foi selecionado primeiro. O expoente deste exemplo é 1:
Duplicar Caminhos Finais
Este parâmetro define se o grupo de caminhos gerados pela extensão inclui uma cópia dos caminhos originais nos quais a interpolação foi aplicada.
Estilo de Interpolação
Este parâmetro é uma das funções mais elegantes da extensão de interpolação. Este indica à extensão para tentar mudar o estilo dos caminhos a cada passo. Desta forma, se os caminhos do começo e do fim tiverem cores diferentes, os caminhos gerados também mudarão de cor de forma incremental.
Aqui está um exemplo onde a função de Estilo de interpolação é usada no preenchimento de um caminho:
O Estilo de Interpolação também afeta o traço de um caminho:
Claro que, o caminho do ponto inicial e do ponto final também não precisam ser os mesmos:
Usando a Interpolação para simular gradientes de forma irregular
At the time when gradient meshes were not implemented in Inkscape, it was not possible to create a gradient other than linear (straight line) or radial (round). However, it could be faked using the Interpolate extension and Interpolate Style. A simple example follows — draw two lines of different strokes:
E faça a interpolação entre as 2 linhas para criar o gradiente:
Conclusão
Como demonstrado acima, a extensão Interpolar do Inkscape é uma ferramenta poderosa. Este tutorial cobre o básico desta extensão, entretanto o experimentar é a chave para explorar a interpolação ainda mais.
Josh Andler; Ryan Lerch; Colin Marquardt; Kris De Gussem; Nicolas Dufour; Sylvain Chiron; Gellért Gyuris
Rui Cruz — 2016
Esteban Capella — 2019