Tutorial | Interpolar
Este documento explica como usar a extensão Interpolar do Inkscape
Introdução
O Efeito Interpolar faz a interpolação linear entre dois ou mais caminhos selecionados. Basicamente significa que “preenche os espaços” entre os caminhos e os transforma de acordo com o número de passos dados.
Para usar o efeito de Interpolar, selecione os caminhos que você deseja transformar, e escolha Extensões⇒Gerar a partir de caminho⇒Interpolar do menu.
Antes de usar a extensão, os objetos que você irá transformar precisam ser caminhos. Isto é feito pela seleção do objeto e usando Caminho⇒Objeto para Caminho ou Shift+Ctrl+C. Se seus objetos não forem caminhos, a extensão não fará nada.
Interpolação entre dois de caminhos idênticos
O uso mais simples do efeito Interpolar é para interpolar entre dois caminhos idênticos. Quando o efeito é chamado, o resultado é que o espaço entre os dois caminhos é preenchido com duplicatas dos caminhos originais. O número de passos define quantas destas duplicatas serão criadas.
Por exemplo, veja os seguintes dois caminhos:
Agora, selecione os dois caminhos, e execute o efeito de Interpolar com as configurações mostradas na seguinte imagem.
Expoente: 0.0Passos de Interpolação: 6Método de Interpolação: 2Duplicar Fins de caminho: desmarcadosEstilo de
Como pode ser visto no resultado acima, o espaço entre os dois caminhos de forma circular foi preenchido com 6 (o número de passos de interpolação) outros caminhos circulares. Note também que o efeito agrupa todas estas formas.
Interpolação entre dois de caminhos diferentes
Quando a interpolação é feita em dois caminhos diferentes, o programa interpola a forma de um caminho na do outro caminho. O resultado é que você obtém a sequência da modificação entre os caminhos, com a regularidade ainda definida pelo valor dos Passos da Interpolação.
Por exemplo, veja os seguintes dois caminhos:
Agora, selecione os dois caminhos, e execute o efeito Interpolar. O resultado deve ser assim:
Expoente: 0.0Passos de Interpolação: 6Método de Interpolação: 2Duplicar Fins de caminho: desmarcadosEstilo de
As can be seen from the above result, the space between the circle-shaped path and the triangle-shaped path has been filled with 6 paths that progress in shape from one path to the other.
Quando usando o efeito de Interpolar em dois caminhos diferentes, a posição do nó inicial de cada caminho é importante. Para encontrar o nó inicial de cada caminho, selecione o caminho, depois selecione a Ferramenta de Nó para que os nós apareçam e pressione TAB. O primeiro nó que é selecionado é o primeiro nó de cada caminho.
Veja a imagem abaixo, que é idêntica ao exemplo anterior, exceto pelos pontos de nós sendo exibidos. O nó verde de cada caminho é o nó inicial.
O exemplo anterior (mostrado de novo abaixo) foi feito com estes nós como pontos de partida.
Expoente: 0.0Passos de Interpolação: 6Método de Interpolação: 2Duplicar Fins de caminho: desmarcadosEstilo de
Agora, note a mudança no resultado da interpolação quando o caminho triangular é espelhado para que o nó inicial esteja em uma posição diferente:
Método de Interpolação
Um dos parâmetros do efeito de Interpolação é o Método de Interpolação. Existem 2 métodos de interpolação implementados, e eles diferem no modo em que calculam as curvas de novas formas geométricas. As escolhas são Método de Interpolação 1 ou 2.
Nos exemplos acima, usamos o Método 2 de Interpolação, e o resultado foi:
Agora compare isso com o Método 1 de Interpolação:
As diferenças em como estes métodos calcularm os números está além do escopo deste documento, então simplesmente experimente ambos, e use aquele que fornecer o resultado mais próximo do que você deseja.
Expoente
O parâmetro expoente controla o espaçamento entre passos da interpolação. Um expoente de 0 faz com que o espaçamento entre as cópias seja igual.
Aqui está o resultado de outro exemplo básico com expoente de 0.
Expoente: 0.0Passos de Interpolação: 6Método de Interpolação: 2Duplicar Fins de caminho: desmarcadosEstilo de
O mesmo exemplo com o expoente de 1:
com um expoente de 2:
e com expoente de -1:
Quando lidar com expoentes no efeito de Interpolação, a ordem em que você seleciona os objetos é importante. No exemplo acima, o caminho em forma de estrela na esquerda foi selecionado primeiro, e o caminho de forma hexagonal na direita foi selecionado em segundo.
Veja o resultado quando o caminho da direita foi selecionado primeiro. O expoente deste exemplo foi definido em 1:
Duplicar Fins de Caminho
Este parâmetro define se o grupo de caminhos gerados pelo efeito inclui uma cópia dos caminhos originais em que o efeito interpolar foi aplicado.
Estilo de Interpolar
Este parâmetro é uma das funções mais elegantes do efeito de interpolação. Ele diz ao efeito para tentar mudar o estilo dos caminhos a cada passo. Assim se os caminhos do começo e do fim são cores diferentes, os caminhos gerados também mudarão de forma incremental.
Aqui temos um exemplo aonde a função de Estilo Interpolar é usada para preencher um caminho:
Estilo de Interpolação também afeta o contorno de um caminho:
Claro que, o caminho do ponto de partida e do caminho de chegada também não precisam ser os mesmos:
Usando Interpolação para simular gradientes de forma irregular
No momento em que malhas de gradiente não foram implementadas no Inkscape, não era possível criar um gradiente a não ser que ele fosse linear (linha reta) ou radial (redondo). Entretanto, isso poderia ser imitado usando a extensão Interpolar e o estilo Interpolar. Segue um exemplo simples — desenhe duas linhas com traçados diferente:
E Interpolar entre as duas linhas para criar o seu gradiente:
Conclusão
Como demonstrado acima, a extensão Interpolar do Inkscape é uma ferramenta poderosa. Este tutorial cobre o básico desta extensão, entretanto a experimentação é a chave para explorar a interpolação ainda mais.
Josh Andler; Ryan Lerch; Colin Marquardt; Kris De Gussem; Nicolas Dufour; Sylvain Chiron; Gellért Gyuris
Victor Westmann — 2019
Esteban Capella — 2019